0
2 In Consumo consciente

Já ouviu falar em Upcycle?

Dar um novo ciclo de vida para um produto que não tem mais utilidade ou que está obsoleto, esse é o significado de Upcycle. Usando a criatividade é possível reaproveitar a matéria-prima de produtos que já existem em novos itens.
E qual é a diferença entre reciclagem e upcycle? Na reciclagem ocorrem processos químicos para conseguir reaproveitar a maioria das matérias-primas para depois usá-la em novos produtos. E no upcycle, a única ferramenta de transformação é o design, pois não ocorre nenhum processo de mudança de material, ele permanece o mesmo.

upcycle1

O upcycle é uma das maneiras mais simples e interessantes para conseguir produtos mais sustentáveis, uma vez que você não descarta a matéria-prima e nem utiliza mais energia para reciclá-la. A única coisa que você precisará é de criatividade!
O redesign aliado com o upcycle é uma das tendências mais fortes para o futuro. Cada vez mais marcas nascem com esse objetivo, de aproveitar as “sobras” do mercado para fazer produtos novos e super desejáveis! Os principais mercados são o de moda e decoração, uma vez que a sobra de matéria-prima é imensa e as possibilidades de inovação por meio de técnicas também é grande.

27222779263_4acc3b5a0d_b

E você não precisa apenas consumir marcas que adotam esse tipo de produção, comece a aplicar o upcycle na sua vida! Reúna todos os objetos que você não usa mais e pesquise sobre maneiras de conseguir dar uma nova cara para eles.
Por aqui você encontra algumas inspirações para dar um upcycle nas suas roupas, vários posts sobre isso na categoria Reformando.
Para ter mais ideias, recorra ao Pinterest, por lá você vai encontrar maneiras de transformar muitos objetos em outros, dá vontade de fazer todos!

Original_Steampunk-gear-votive-beauty_h.jpg.rend.hgtvcom.1280.960

Além de fazer bem para o planeta, eu acho que o Upcycle faz muito bem para a mente. Porque exercita muito a criatividade, faz você buscar maneiras de realizar o projeto e ainda te deixa super orgulhoso do que fez.
Aqui no Brasil já existem algumas marcas que tem o upcycle como processo de produção, acho incrível! Vou apresentar aos poucos algumas que eu gosto, podem deixar! E pesquisem mais sobre isso por aí ;)

Beijos,

assinatura 2016

Veja outros posts!

  • Rodrigo
    3 de setembro de 2016 at 07:31

    Oi Bru, quando comecei a ler seu post, logo me identifiquei. Tem muita coisa que jogo e que fico pensando, será que serviria para mais alguma coisas ou é lixo mesmo. Me inspirou. Vou dar uma olhada no pinterest para ver as ideias. E tem uma marca que trabalha como você falou. É a Insecta Shoes, fiquei sabendo recentemente mas eles fazem calçados veganos e também usam tecidos garimpados em brechós. Ainda não comprei nada deles, porque estou praticando uma coisa que você também falou por aqui. Estou praticando o consumo consciente, só comprando o que e quando realmente preciso. Obrigado pelas dicas
    Beijos

    • Bruna Gullaci
      5 de setembro de 2016 at 19:49

      Oi Rô!
      Que bom que te inspirou! Se você fizer algo, me manda foto, quer ver hein.
      A Insecta shoes faz um trabalho muito legal, eles tem uma parceria com o Banco de tecidos, depositando lá os tecidos que não usam. Pena que eu não fiquei tão fã dos modelos, não sei se ficaria tão bom em mim. Tem umas outras marcas que trabalham assim, vou mostrando aqui aos poucos :)
      Adoro sempre te ver por aqui!

      Beijos