0
0 In Consumo consciente/ Moda <3

O que é “Slow Fashion”?

Desde que vi o termo “Slow Fashion” pela primeira vez, me identifiquei muito com a sua filosofia. Lendo e pesquisando sobre o assunto, entendi que esse movimento se conectava completamente com os meus princípios e a minha visão de moda e consumo. Como sei que muitos de vocês ainda não sabem muito bem o que é Slow Fashion, resolvi fazer esse post.

O movimento Slow Fashion teve como influência o movimento Slow Food, contrário a todos os valores do Fast Food. E na moda foi a mesma coisa, o Slow Fashion nasceu com princípios e valores completamente contrários aos do Fast Fashion.

Desde que inserimos o hábito de comprar em lojas de Fast Fashion, nossas roupas ficaram mais descartáveis, nosso estilo está completamente à deriva das tendências e nosso comportamento de consumo é cada vez mais assustador. Outra hora abordarei mais sobre esse tema. O que é preciso saber: O Slow Fashion chegou para mudar essa filosofia.

Ele nos faz refletir sobre o impacto que as nossas escolhas de consumo causam na vida de outras pessoas e na do nosso planeta.

A cada compra é preciso se questionar se existe alguém sendo prejudicado por esse ato. Explicando melhor: Se existe trabalho escravo na roupa que você está comprando, se a marca se preocupa com questões ambientes e de responsabilidade social com a comunidade, se há algum propósito no trabalho de quem está vendendo essa roupa além de simplesmente lotar o seu guarda-roupa de peças e gerar lucro.

Existem muitas maneiras de adotar o Slow Fashion na sua vida, todas ligadas diretamente com o consumo consciente, porque o objetivo desse movimento é que você consuma sabendo de quem e do que você está comprando.

Com esse movimento crescendo cada vez mais (amém), muitas marcas já nasceram completamente atreladas à essa filosofia de vida (é o caso do nosso querido Ateliê). Todas possuem muitas características em comum, e a principal delas é justamente qual o impacto que seus produtos irão causar na sociedade e no meio ambiente. Para isso elas se atentam a muitos detalhes que irão, de fato, trazer algo de novo e mais sustentável para a moda.

Precisamos fazer escolhas melhores na hora de consumir qualquer produto, e na moda não seria diferente.

Eu sou completamente adepta ao Slow Fashion, conversarei muito mais com vocês sobre esse assunto, esse post foi apenas a introdução.

Lição de casa após esse post: Preste mais atenção na velocidade do seu consumo/descarte de roupas e nas marcas que consome. Reflita um pouco sobre isso.

Veja outros posts!

No Comments

Leave a Reply