0
2 In Consumo consciente/ Moda <3

Quem paga o preço pelas roupas baratas

Não faz muito tempo que eu li sobre a estreia de um documentário de moda que iria causar na indústria, e enquanto procurava algo para assistir no Netflix achei o “The true cost”, não resisti e assisti.
Esse documentário mostra como o sistema de produção de roupas e acessórios, principalmente das marcas de Fast Fashion, cria muitos problemas sociais, econômicos e ambientais por buscarem sempre um local onde o custo do produto seja o mais barato possível.

Se a roupa é barata, quem está pagando o preço?

É muito tentador entrar em uma loja e poder comprar três peças (ou mais) cheias de informação de moda por apenas R$100,00, e mais tentador ainda é não se questionar como aquela marca se sustenta com os preços das mercadorias tão baixos. Não é novidade que muitas marcas de moda fazem a produção na Índia, China ou em qualquer país subdesenvolvido que não tenha leis de trabalho muito rígidas e permita um regime “semi-escravo”, com muito trabalho e pouquíssimo salário, para então conseguir colocar nas lojas uma calça jeans que custa U$20 e que (provavelmente) você irá comprar “porque é tão barato que mesmo que você não use muito você só pagou 20 dólares”, e é esse tipo de pensamento que invade a sua mente toda vez que você entra em uma fast fashion.

cambodia_edited-11

O documentário mostra que o problema não é só a produção das roupas, começa logo na plantação de algodão transgênico (para acelerar seu crescimento) e com as reações que os pesticidas provocam nos agricultores, passando pela falta de segurança e remuneração adequada aos trabalhadores (na sua maioria mulheres e crianças), culminando em um consumo exagerado mundo afora por essas roupas que se tornam MUITO descartáveis, afinal, quando você compra um produto tão barato você não espera muita qualidade, certo? Assim a indústria têxtil se tornou a segunda que mais produz LIXO NO MUNDO! Percebeu o tamanho do problema?

Agora você tem duas escolhas: Assistir e começar a fazer sua parte para que a mudança aconteça, ou não assistir e fingir que não sabe a procedência das suas roupas e continuar comprando, ignorando o que acontece para que você tenha um guarda-roupa abarrotado. Lembrando que ninguém está falando para fazer um boicote às marcas, mas pedindo para que você reflita se o que você está consumindo (e a maneira) condiz com tudo aquilo que você acredita. Acho que eu já fiz a minha escolha.

O The True cost está disponível no Netflix.

Até a próxima,

assinatura 2015

Veja outros posts!

  • Thaís Terra
    23 de setembro de 2015 at 12:56

    Bruna! Super amei e me identifiquei com o post! Desde que fiz o curso de Personal Stylist em junho desde ano, tenho percebido muito mais o consumo exagerado por parte das pessoas que querem consumir moda. As pessoas estão cada vez mais perdidas e comprando muito e de uma maneira errada!
    Vou assistir hoje mesmo esse documentario, obrigado pela dica!
    Beijos!

    • Bruna Gullaci
      23 de setembro de 2015 at 20:38

      Oi Thaís! Eu comecei a rever os meus hábitos de consumo depois que comecei a estudar mais consultoria e ler mais sobre esses assuntos também, fora a sustentabilidade/ mercado de moda que sempre foi um assunto que me interessou. As pessoas estão loucas e crescendo cada vez mais consumistas, isso me dá medo mesmo! Vou abordar cada vez mais esse tipo de assunto aqui no blog e se você tiver alguma sugestão de pauta é só deixar aqui ;)
      Assisti e me conta depois,
      Beijos!