0
2 In dicas de estilo/ Moda <3

Quanto pagar por uma roupa?

Desde que eu comecei a ganhar o meu próprio dinheiro, vivo em uma questão do que é barato e o que é caro quando o assunto é abastecer o meu closet. Por volta do ano de 2010, li um post da Alê Garattoni no instinto “It Girls” sobre como calcular se o valor pago por uma peça valeu a pena, e como isso mudou muito meu pensamento na hora das compras, achei interessante compartilhar com vocês.
Você entra em uma loja e seu coração bate forte porque a peça que você mais queria está bem na sua frente! Mas na hora de olhar a etiqueta com o preço você para e pensa: “Será que ela vale tudo isso?”. A conta que vou te ensinar pode servir como um guia para a resposta à essa pergunta.

Painel CPU

O objetivo dessa conta é mostrar o valor que você está pagando por cada uso da peça adquirida. Mais um exemplo para ficar claro: Se compararmos uma bolsa com o custo de R$500,00, mas que você usará no mínimo durante uns dois anos vale mais a pena do que uma que custa R$100,00 e vai estragar depois de um mês de uso, entendeu?!
O importante é não deixar dinheiro parado. Mais um exemplo: Aquele vestido de festa que custou uma fortuna e você raramente usa, será que não é a hora de pensar em uma reforma para ele se tornar mais usual?! Na próxima festa não valerá mais a pena alugar do que comprar?! São esses questionamentos que essa conta quer aguçar.

É ele, o CPU, o grande segredo do dinheiro bem gasto.

Alê Garattoni

painel caracteristicas da roupa mais usual

Investir menos em tendência e mais em peças atemporais é a chave para obter um bom CPU, melhor comprar um bom blazer preto do que um casaco com a estampa do momento, por desse último você enjoará mais fácil e o usará bem menos. Na hora das compras, pense em quantas combinações você consegue realizar com a peça que está comprando, se for mais de cinco looks, há grandes chances de ser um bom investimento e um bom CPU.
A durabilidade da peça em si é outro fator forte a considerar, porque não adianta comprar uma camiseta básica barata que teria ótimas possibilidades de uso se ela tiver um material horrível que não passará da quarta lavagem. Por isso prestar MUITA atenção na qualidade do que você está comprando é super importante!
A durabilidade também depende muito de como você faz a manutenção do produto. Existem materiais que precisam de lavagens muito específicas e cabe a você zelar para que a sua roupa dure sempre mais. E sabe aquela bota que você tem e ama, mas precisa de um UP? Que tal reparar o que precisa, gastar menos, e ainda conservar uma peça que já está habituada no seu guarda-roupa?!
No começo você vai achar estranho ficar pensando nessa conta, mas ao longo do tempo se torna um hábito. Para mim funcionou muito! Eu sempre aplico essa regra, e se o CPU ultrapassa de 50 eu já fico insegura de comprar a peça e considero dinheiro mal gasto.

Espero que esse post tenha ajudado e se ficou alguma dúvida é só deixar nos comentários!

Até a próxima,

assinatura 2015

Veja outros posts!

  • LAIZA QUEIROZ
    6 de maio de 2015 at 12:32

    Oiee Bru!

    Amei o post, excelente dica par um consumo consciente.

    Beijinhos, Lala

    • Bruna Gullaci
      6 de maio de 2015 at 20:25

      Oi Laiza!

      Essa é uma dica excelente e na hora que você colocar em prática vai ver quanta diferença isso faz na vida!

      Beijos!