0
In à passeio

Pinacoteca de SP

Para sair da rotina, eu gosto de ir à lugares diferentes, que fazem a minha mente desligar por um tempinho. Fazia um tempão que eu não ia na Pinacoteca, a última vez que tentei entrar não consegui passar pelo estacionamento! Então dica nº1: Vá de metrô. Tem uma saída da estação da Luz que sai em frente à Pinacoteca, sem drama, é o melhor jeito de ir para lá.

painel 1

A arquitetura do prédio é uma das mais lindas de São Paulo! Amo paredes de tijolinhos, imagina um prédio inteiro, hunf. Ele é E-N-O-R-M-E, então vá com disposição fazer essa visita, porque tudo é incrível e vale a pena fazer o passeio completo.Curiosidade: É o museu de arte mais antigo da cidade, respeita o moço!
Eu fui em um sábado, quando a entrada é franca, nos outros dias é R$6,00, preço de um picolé, vamos combinar…

painel 2

São três andares repleto de obras lindas, tirei tanta foto que ficou difícil selecionar. Mas coloquei um pouquinho de tudo nesse painel, exatamente como é a Pinacoteca, diversificada. O primeiro andar é dedicado à exposições itinerantes, quando eu fui tinham duas exposições em cartaz, uma delas eu gostei bastante, do Guillermo Kuitca: Filosofia para princesas.
O segundo andar é para o acervo, com exposições de longa duração, porque eles tem um acervo de mais de nove mil obras, e de vez em quando eles fazem um rodízio entre elas. A maior parte do acervo é nacional, assim é possível conhecer mais sobre a história da nossa arte e a nossa história por meio da arte. Mas tome folêgo, porque nesse andar você vai ver MUITA coisa, são muitas salas, e corredores com esculturas, você inspira e respira arte.

painel 3

A Pinacoteca tem espaços muito bons para relaxar, levar um livro para ler, dar um tempo mesmo. As sacadas ao redor do prédio tem vista para a estação ou o parque da Luz, meu próximo programa vai ser sentar em um dos banquinhos e ficar por lá um tempo, lendo, me inspirando, porque é lindo mesmo.
Entre uma sala de exposição e outra, existe um espaço para descanso, com livros à disposição, alguns áudios sobre as obras, objetos que completam a história daquele lugar, ótimo para dar uma pausa na cabeça para organizar tanta informação.
E o Térreo do prédio é dedicado à cronologia da Pinacoteca, existe uma linha do tempo que conta a história desde o começo, com obras que acompanham a história, e tudo fica mais atrativo.
Para mais informações sobre visitas e exposições, é só entrar no site da Pinacoteca.

Espero que tenham gostado, e se tiverem a oportunidade ou um tempinho, esse é um lugar que vale muito a visita.

Até a próxima!

Veja outros posts!