0
In dicas de estilo/ Moda <3

Grana x Estilo

Muitas vezes eu ouço algo do tipo: “Claro que a Fulana se veste bem, ela tem dinheiro”. Eu discordo dessa frase e vou explicar meu ponto de vista da relação entre dinheiro e estilo. Eu já relatei aqui, em um post sobre a minha evolução de estilo, que começar a ganhar o próprio dinheiro colaborou (e muito!) para eu ir desvendando meu gosto pessoal (e continuar livremente em busca dele). Eu não acho que você precisa ter uma puta grana pra ter estilo, mas acho que você precisa ter uma grana que seja sua, em que seja você que mande e decida o que fazer com ela. Por que eu digo isso? Porque existem pessoas que dependem do dinheiro dos pais ou outros familiares para certas coisas e, quando o assunto é roupa, geralmente os pais vão junto na loja, dão um palpite e raramente quem decide o que será comprado ou não, é a própria pessoa. Ou tem alguma loja que você quer comprar, mas seus “provedores de grana” não estão afim de ir, e você acaba comprando em outro lugar, geralmente nos mesmos lugares sempre. Enfim, é preciso ter autonomia e liberdade quando o assunto é decidir o que você vai ter no guarda-roupa e, consequentemente, para conseguir construir um estilo seu.
Depois que você souber exatamente o seu orçamento, aceite-o, isso é muito importante. Não estou dizendo para você não sonhar com uma Chanel (parcelando, tudo é possível! haha), simplesmente procure o que você puder comprar de melhor com essa grana, mesmo que para isso você precise quebrar alguns preconceitos que habitam em você, como comprar roupas usadas, em brechós, que são muito mais baratas e você pode conseguir ótimos achados. E também recorrer à outros caminhos que não necessariamente utilize o dinheiro, como a troca de roupas. Ou mesmo recorrer à bairros mais distantes e populares e não ir somente aos shoppings em busca das suas peças.
Saber administrar seu orçamento é muito importante, porque você precisa pensar que não é só roupa, também tem os sapatos, os acessórios e é necessário planejar uma divisão justa para gastar com cada um.
Comprando o que você gosta de verdade, você acaba usando muito mais e dando mais “valor” para as coisas. Aos poucos você vai descobrindo no que “investir” mais e menos, as lojas que tem preços e achados incríveis… Para isso servem as dicas das amigas, viu?!
Quando eu comecei a ter a minha grana pra gastar como eu quisesse, eu chutei o balde! Gastei sem pensar e aprendi a ter mais controle, mesmo porque comprei muita coisa errada. Aprender a gastar é outro ponto importante: comprar nas épocas certas, avaliar o seu closet para saber quais peças essenciais que estão faltando, não comprar só porque “está barato”, saber quando a qualidade x quantidade precisa ser avaliada, enfim, coisas que não aprendemos de um dia para o outro, mas aprendemos.
Ao longo do blog, a intenção é dar várias dicas sobre esse assunto, porque um dos motivos de eu estar aqui escrevendo para vocês é exatamente esse: mostrar que você não precisa ser rica para ter estilo e se vestir bem!

Aqui vai um resumo desse post, bom para consultar de vez em quando ;)

resumo sobre grana versus estilo

Até a próxima,

assinatura 2015

Veja outros posts!