0
In Consumo consciente/ Moda <3

Fabscrap – o “Banco de tecido” de Nova York

Fiz questão de colocar no meu roteiro alguns lugares que tivessem conexão com a moda sustentável, mas não só marcas de roupa.
Foi então que descobri o Fabscrap, uma espécie de Banco de tecido lá de Nova York.

A lógica do negócio é bem parecida com o daqui, mas como eles são uma ONG (diferente do modelo brasileiro), trabalham apenas com doações. Pessoas e marcas podem doar seus lotes de tecido para serem vendidos POR PESO nesse lugar.

Eles precisam de voluntários dispostos a separar todas as doações para venda, mas não dão conta. Você deve ter entendido a situação quando olhou para a foto, é MUITO TECIDO!
Só de pensar que tudo isso era estoque parado de diversas marcas, dá um susto. É muita matéria-prima que pode ser aproveitada de diversas maneiras, ainda bem que existem lugares como esse, pra fazer isso tudo circular.

Depois eles separam os pedaços de tecido em outra sala, onde funciona a loja e é possível gastar um tempo razoável para olhar tudo. São rolos e rolos de tecido, pedaços grandes, retalhos, aviamentos, couro e tudo isso você compra por peso.
No caso dos rolos você pode pedir quanto quer de cada tecido, mas nos pedaços, tem que ser ele todo.
A variedade de matéria-prima é E-N-O-R-M-E: malha, jeans, alfaiataria, lã, moletom, flanela xadrez, tweed, linho, dá para encontrar de tudo.

Nós ficamos vasculhando tudo e conseguimos fazer bons achados. Tem alguns tecidos que eram piloto de marcas grandes e é possível identificar nas etiquetas, mas a grande maioria não tem como saber de onde veio e sua composição.
Eles não usam kilo como unidade de medida, e sim o pound. Cada pound equivale a quase meio kilo e o pound do tecido custava U$5. Então era U$5 por quase meio kilo de tecido. Eu achei ok o preço, ainda mais pela variedade que é possível encontrar.

Comprei 4 pounds em tecido! Dois quilos por U$20.
Selecionei MUITO o que eu iria comprar, porque já tenho bastante tecido estocado e preciso dar um jeito nisso. Por isso preferi os neutros, porque vai ser atemporal em qualquer peça que eu fizer.
Comprei cinco tecidos diferentes, uma alfaiataria com um toque incrível no marinho, uma malha marrom café que parece conter lã, um tweed neutro branco e preto, uma alfaiataria mescla e um de camisaria na estampa vichy no caramelo.
Esse último estava com etiqueta e foi possível identificar que era um tecido para pilotagem da marca Theory, adorei! Adoro quando compro algo que já vem com uma história sabe.
Amei cada tecido que eu comprei :)

Mas chegar lá não foi uma tarefa fácil. O Fabscrap fica localizado dentro do Brooklyn Army Terminal no prédio B.
Chegando lá nos deparamos com um lugar vazio e grande! Parecia cenário de filme apocalíptico, além de eu não ter ideia de onde eles ficavam lá dentro.
Liguei no número que estava disponível no Instagram e uma menina super atenciosa me ensinou o caminho. Deixarei ele aqui caso algum dia você vá lá:
Você tem que entrar no prédio B, atravessar a porta de vidro, seguir o corredor do trem até o final, virar a direita e pegar o elevador até o quinto andar. Sem essa informação você vai chegar lá e ficar perdido, igual eu fiquei.

Adorei esse lugar e com certeza indico a visita! É tão bom apoiar e comprar de quem tem iniciativas tão bacanas e necessárias como essa :)

Veja outros posts!