0
3 In dicas de estilo/ Moda <3

Conheça o Armário-cápsula

O conceito de armário-cápsula está causando certo frisson no mundo da moda por causa de uma blogueira americana, a Caroline, que vive apenas com 37 peças no armário a cada estação, nos fazendo refletir sobre a quantidade de peças que temos no nosso guarda-roupa e se tudo isso é realmente necessário.
Caroline virou uma espécie de musa para quem também quer levar uma vida mais simples e menos consumista, ela registra seus looks no blog Un-fancy, onde também disponibiliza um material de apoio para quem quiser tentar viver dessa maneira, com os armário-cápsula.
O armário-cápsula é como se fosse uma mala muito bem arrumada, onde todas as peças combinam entre si, e todos os looks são pensados anteriormente para tornar o seu dia-a-dia mais prático e perder menos tempo na hora de se arrumar. Caroline achou que 37 era um número que se adequava bem ao que ela precisava, mas não é uma regra, você precisa achar um número que vá satisfazer as necessidades da sua rotina.

quote1

E o armário-cápsula tem prazo de validade, a cada três meses ela renova as peças e guarda as da estação anterior que ainda estão em bom estado e doa as que ela não quer mais. E durante esse tempo (a estação em que ela está)Caroline não compra nada, junta cerca de 500 dólares e vai às compras de uma vez só, na hora de renovar o seu armário-cápsula para a próxima estação.

painel unfancy looks do armário cápsula

MINHAS CONSIDERAÇÕES:
– As roupas que Caroline não vai usar na estação vigente, ela guarda em caixas, tudo bem conservado para que possa voltar a usar na próxima estação que precisar de tais peças. Como adaptar: No verão guarde os casacos mais pesados e os tricôs que você com certeza não usará nessa época, assim você vai liberar um pouco de espaço no guarda-roupa para conseguir visualizar melhor quais peças você tem disponíveis para montar os seus looks para aquele momento.
– Como ela fica três meses sem comprar e junta dinheiro durante esse tempo, não compra nada por impulso e deixa o momento das compras muito melhor planejado. Como adaptar: Faça uma lista do que você sente falta no seu guarda-roupa, junte dinheiro durante um período e só vá às compras nas liquidações, você vai fazer seu dinheiro render e seu guarda-roupa não ficará lotado de peças inúteis para você.
– Ela sabe exatamente todas as peças que possui e consegue aproveitar o máximo do potencial de cada uma. Como adaptar: CONHEÇA O SEU GUARDA-ROUPA! Com certeza existem peças que não são bem exploradas ou que você nem sabe que ainda possui.

Você pode achar loucura o desafio que ela está fazendo a si mesma e nos convidando a participar, mas existem lições valiosas que podemos tirar desse desafio. Eu estou pensando em como adaptaria o meu, mas já adianto que não teria só peças.
Se vocês tiverem alguma dúvida, podem deixar aqui embaixo. E dêem um google nesse tema porque tem muito material bom disponível por aí.
Eu realmente acredito em uma maior conscientização do consumo, e que essa será a maior tendência nos próximos anos. Espero conseguir fazer um armário-cápsula logo logo.

Beijos e até a próxima,

assinatura 2015

* O tema desse post foi sugerido por uma leitora e eu amei! Se você também tem sugestões não deixe de me falar quais são :) Obrigada pela sugestão Thays!

Veja outros posts!

  • ro naka
    26 de agosto de 2015 at 10:40

    Gostei muito das dicas!

  • Ariane
    29 de julho de 2015 at 21:10

    Boa Noite!
    Achei a matéria maravilhosa e me levantou uma dúvida rs, bom tenho o guarda-roupa abarrotado de roupas e tenho aquela mania besta de separar roupas para sair, roupas para trabalhar, roupas para lazer e assim vai, as vezes percebo que uso a roupa uma vez ou outras ainda nem usei ????…O que faz no seu caso para lidar com o guarda-roupa? Ou o que sugere fazer nesses casos?

    Obrigada e um beijo!

    • Bruna Gullaci
      29 de julho de 2015 at 22:39

      Oi Ariane,
      Adorei saber que você gostou do post! Essa mania que você tem é uma boa opção para entender o seu guarda-roupa, mas saiba que esses “setores” também podem ser misturados entre si criando looks incríveis. Quando eu tenho peças que nunca usei ou que usei poucas vezes, primeiro eu analiso o motivo do pouco uso e tento solucionar, ás vezes com reformas, ou se não tem muito jeito eu vendo ou faço uma doação. Eu fiz um post chamado “Inventário Fashion”, seria bacana você ler porque fala um pouco disso ;)
      Obrigada pelo carinho, beijos!