0
In dicas de estilo/ Moda <3/ Rascunhos

Por um closet com mais peças sob medida!

Acho que vocês já perceberam que nesses primeiros posts estou apresentando cada categoria para que entendam o foco de cada uma delas. Nesse espaço, vou expor minha opinião e experiências sobre diversos assuntos, mas sempre ligados com moda e comportamento.
Escolhi esse primeiro tema por ser um dos principais focos do blog: tentar ser mais criativo quando o assunto é moda. Acho importante discutir assuntos como esse em uma era onde todo mundo parece igual e fica cada vez mais difícil se diferenciar.
Quando surge o assunto moda em alguma roda de conversa, sempre tem alguém que solta um “Minha avó costura super bem” ou “Minha avó faz cada peça de tricô, uma mais linda que a outra”, e eu mesma tenho esse exemplo dentro de casa, porque a minha avó faz realmente de tudo na costura e aos 83 anos ainda confecciona lindas peças de crochê.
Na época delas, das nossas avós, cuidar do closet e de cada detalhe das próprias roupas era como cuidar da casa, elas dedicavam tempo naquilo e tudo precisava estar impecável. Corte e costura já foi matéria em muitas escolas, saber sobre caimento, acabamento, tecidos e modelagem, era imprescindível para ser uma verdadeira dona de casa. As publicações femininas da época disponibilizavam muitos moldes, opções de tecidos e acabamento… O foco era incentivar a produção de roupas em casa. Modificando um detalhe e outro, elas imprimiam suas preferências nos modelos que confeccionavam. O guarda-roupa de cada uma delas refletia suas personalidades, ainda que bem contidas naquela época, nos modelos de roupas que faziam sob medida para si mesmas.
Na geração da minha mãe, por exemplo, esse hábito já foi se perdendo. Ela entende de corte e costura tanto quanto o meu irmão… Nada. Quando as mulheres começaram a ganhar independência, passaram a fazer cada vez menos essas “coisinhas de mulheres”, e, como o trabalho já ocupava quase todo o seu tempo, tudo precisava ser mais prático. A casa passou a ser cuidada pelas empregadas domésticas, comida congelada virou cada vez mais rotina e o Shopping Center foi o grande fornecedor para o closet dessa geração.
A quantidade de marcas e a abertura de suas lojas no Brasil, proporcionando o contato direto com diferentes estilos, foi o ponto alto para que as mulheres dos centros urbanos deixassem de fazer peças sob medida para o seu dia-a-dia. Começava, então, a ode aos logos e grifes. Enfim, o hábito de consultar uma costureira foi resumido à fazer barras de calças jeans e vestidos de festas.
É claro que o preço, pronta entrega, acessibilidade e mil outros fatores contribuíram para que perdêssemos o fascínio por peças sob medida. Fato é que tudo isso nos levou aos dias de hoje: retrato de uma grande massificação de estilo onde todo mundo parece que saiu da mesma loja, com as mesmas peças, sem dar um toque pessoal à produção. Essa é a hora em que você faz o seguinte comentário: “Bruna, mas na época das vovozinhas elas também pareciam todas iguais.” Sim! Mas naquele tempo as opções de modelo eram bem, mas bem mais restritas, e mesmo assim elas ainda davam um jeito de se diferenciarem umas das outras.
Tenho certeza que poucas meninas da minha faixa etária tem alguma peça sob medida, ou que sequer liguem para isso. Mas eu me lembro da sensação de quando fiz a minha primeira saia reta com pence, um verdadeiro desastre. A partir daquele momento, passei a ficar mais exigente quanto à acabamentos, tecidos, tudo… Essa é outra grande vantagem, quando você entende a produção de uma peça, sabe avaliar na hora da compra se tal camiseta vale mesmo R$300,00 ou se você conseguiria uma semelhante (ou até mesmo melhor e exclusiva) por metade do preço.
A maior vantagem de fazer uma peça sob medida, seja de tecido plano, malha, tricô ou crochê é a exclusividade que você vai ter sob aquele modelo. Pode ser que o casaco seja aquele que você viu na vitrine de uma loja, mas com um tecido completamente diferente, ninguém terá o mesmo casaco que você… e pode apostar, não terá outra peça no seu guarda-roupa que seja mais especial e que mostre mais de você quanto essa que você idealizou, correu atrás para que tudo desse certo.
O manifesto desse blog é por um closet com mais peças que tenham a sua personalidade, que tenham a sua cara, que imprimam a sua maneira de ver a moda. O seu look do dia será muito mais especial, terá um valor muito maior.
Para começar essa jornada, rabisque, recorte revistas, copie e cole em uma pasta tudo o que você gostaria de ter no seu closet, em seguida vá à uma loja de tecidos e enlouqueça de tantas opções! Você vai ver, vai achar tecidos que nem imaginava, combinar cores fora das que estão na tendência e o melhor… se descobrir!
Vou postar sempre os looks das peças que faço sob medida para mim e espero que isso te impulsione a fazer o mesmo!
Até a próxima!

Veja outros posts!