0
In dicas de estilo/ Moda <3

Evolução de estilo

Um dia desses uma amiga minha falou: “Brú, seu estilo mudou muito desde que você começou a trabalhar na Nk”, concordei e parei para pensar em como eu evolui muito nesse quesito nos últimos anos. Geralmente a evolução de estilo pessoal é acompanhada por mudanças na vida e amadurecimento de ideias. Tracei uma linha do tempo que começa em 2011 e termina nos dias de hoje, vi algumas fotos e relacionei alguns acontecimentos que culminaram na maneira como me visto atualmente.
Para incentivar que você também faça um estudo de autoconhecimento, vou compartilhar com vocês o meu.

2_16_09_CeciliaDean12882[1]

Acesso à informação
Para lapidar o olhar, saber o que você gosta ou não, é preciso ver bastante coisa diferente, para entender onde se encaixa o seu estilo. Eu sempre assisti ao GNT Fashion, lia revistas de moda, recortava as revistas e guardava as imagens que combinavam comigo. Isso tudo fez com que eu reunisse um banco de imagens bem grande e soubesse o que realmente me agrada, para quando eu fosse comprar roupas, por exemplo, acabasse comprando coisas parecidas com as que imagens de referência que eu tinha guardado. Funciona muito, principalmente porque quando você vê bastante imagens de alguma coisa e aquilo fica na sua cabeça, você vai atraindo aquele tipo de estilo para você, juro.

Trabalhar em lojas com estilos BEM diferentes
Ter trabalhado como vendedora me ajudou bastante, porque você exercita o olhar, vestindo pessoas diariamente, precisa de truques de styling, saber combinação de cores e tecidos, que você acaba aplicando no seu dia-a-dia no final das contas. Eu trabalhei em duas marcas, Maria Filó e Bo.Bô, as duas tem estilos diferentes, uma com suas roupas mais fofas e delicadas, e a outra com um estilo mais sofisticado e trendy. Tive bastante acesso à roupas dessas marcas na época, algumas são meus xodós até hoje. E como eu migrei de uma para a outra muito rápido, percebi que comprar roupas em lojas com estilos diferentes acaba compondo o meu próprio, que posso gostar de uma saia mais boho e uma jaqueta super rocker, que essa é a graça da moda.

1459090_10151993602064889_2140651013_n

Estudar moda
Como eu cursei moda, durante a faculdade tive matérias que me ajudaram bastante a analisar tendências, imagem pessoal, conhecimento sobre tecidos, cores, cortes de roupa, entre outros. Ver imagens de estilo é super bacana, mas ter conteúdo de moda também foi essencial para o amadurecimento do meu estilo, foi um embasamento mais profundo. Uma matéria que me empolgava muito era história da moda, por exemplo, acho que é essencial entender o que já aconteceu, porque aconteceu, quem encabeçou as principais mudanças de pensamento que resultou em mudanças no vestuário, isso faz você refletir porque está vestindo tais peças.

Conviver com pessoas de diversos estilos
Cursando e trabalhando com moda, pelo menos uma coisa tem que ter: gente estilosa. Quando você convive com pessoas que se vestem com confiança, que sustentam mesmo um estilo, você passa a admirá-las, e elas servem de inspiração para que você aflore o seu estilo também. No meu caso, eu não gostava muito de andar na rua de shorts ou saia, tinha vergonha. Mas conheci tanta gente que fazia isso sem nem ligar para a opinião das outras pessoas, que me deu confiança para fazer o mesmo. Então fique alerta nas pessoas ao seu redor e se inspire nelas.

image007

O boom dos blogs de moda
Mais inspiração! Os blogs e tumblrs são recheados de meninas reais e muito estilosas! Tem algumas que eu sigo até morrer e uso de inspiração mesmo. Sabe o que é bom também? Tem peças que você vê em uma delas e já quer, mas quando acessa outro blog e vê a mesma peça, já vai pegando bode, se a peça aparece em cinco meninas então, não quer nem de graça, assim você fica mais seletiva. Eu uso muito os blogs, e o pinterest para guardar imagens, que servirão de guias para compras e looks futuros. Se eu tenho alguma peça, mas não sei como usar, com certeza essas ferramentas me ajudam.

tumblr_ma6s9aiRRI1qev1moo1_250_large

Ter minha própria grana e aprender a gastá-la direito.
Nada melhor do que gastar o seu dinheiro com aquilo que você quer. E depois que eu comecei a trabalhar passei a ter mais autonomia no meu guarda-roupa. E Como trabalhei em lojas, aprendi alguns truques para comprar, como aproveitar as liquidações, onde existem outlets bacanas e bazares atemporais. Nada melhor do que usar bem o seu dinheiro. Pretendo fazer um post só com essa dica, então nem vou me estender muito por aqui.

Trabalhar com moda
Quando você trabalha com moda, aprende a pensar na coleção como um todo, pensar em detalhes, pesquisar modelagens mais diferentes e atuais a todo momento, procurar acabamentos que irão fazer diferença na roupa. E todo esse conhecimento mais técnico faz muita diferença, porque você, passa a ficar bem mais exigente, não é qualquer coisa que você sai comprando, passa a analisar mais o preço das coisas. E exatamente por isso que passei a fazer as minhas próprias roupas, porque tem tanta porcaria que eles vendem super caro, que vale mais a pena comprar o tecido e mandar fazer do jeito que você quer, sabendo que tem mais qualidade. Isso é um ponto que eu vou falar mais aqui no blog também, pra que você também saiba a analisar melhor o que está comprando.

Ufa, quanta coisa né! E daqui para frente você irá acompanhar a minha evolução também, através do blog. Você entendeu né?! Os fatos que aconteceram ao longo da sua vida influenciam diretamente na maneira como você se veste. Que tal fazer uma análise de você mesmo!?
Espero que tenham gostado!
Beijos!

Veja outros posts!