0
1 In Beleza/ Consumo consciente

Consumindo maquiagem de uma maneira mais inteligente

Quando eu me comprometi a consumir com mais consciência, não foi apenas com produtos relacionados à moda, queria modificar meu hábito com todas as minhas compras. E entre os itens que mais consumo, produtos de beleza ocupam uma boa porcentagem nesse quesito. Sendo assim, precisei parar e pensar como eu poderia consumir maquiagem com mais consciência, aumentando o uso dos produtos que já possuo e avaliando melhor as próximas aquisições.

Kylie3

1. Use os produtos para mais de uma função

Já comentei em vários vídeos que eu amo quando um produto exerce uma função além da de origem. Eu sempre tento otimizar ao máximo os produtos que tenho para não ter que comprar muita maquiagem para conseguir variar no look. Por exemplo: Blush mais marrom vira contorno e sombra neutra, iluminador vira sombra, sombra marrom corrige a sobrancelha, pincel de rímel velho vira escovinha para sobrancelha, e esses dias vi uma menina que usou batom líquido como delineador! Enfim, todo produto pode ser um pouco mais explorado, use a criatividade!
Na foto: Maquiadora usando pó de contorno como sombra na Kylie Jenner, olha o truque…

mistura-de-batons-cria-cor-inedita-1380734064909_956x500

2. Multiplique as suas cores

Você não precisa e nem deve ter todas as cores de batons, sombras, blushs e afins desse mundo. Usando a criatividade (mais um vez, sempre ela nos salvando) você consegue novas cores misturando as que já tem. Eu amo fazer isso porque sempre descubro cores novas e corro para anotar a “fórmula” para saber que tenho mais essa cor no meu acervo, é como aumentar um produto sem compra-lo. Dessa forma você usa mais os produtos que tem e evita consumir mais, é o mesmo objetivo da primeira dica, multiplicar os produtos sem adicionar mais algum. E vamos combinar, toda semana tem uma cor nova de batom que vira desejo imediato, quer desafio mais legal do que fazer seu próprio dupe?

vlcsnap-2016-05-30-15h37m40s178

3. Atenção na validade dos produtos!

Cada produto de maquiagem possui uma validade diferente, e é mega importante ficarmos atentas nessa informação na hora das compras. Eu sempre fico procurando na embalagem qual produto que tem a validade mais adiante, ou peço ajuda para a vendedora. Prolongar a vida útil dos nossos produtos é sempre bom, assim conseguimos usar o máximo de vezes possível.
Eu até uso alguns produtos após o vencimento, mas tem outros que eu já me dei muito mal quando usei, então sempre evito.

6cddac17c512a4658cf34beda52cda47

4. Saiba mais sobre a marca que consome

Essa dica não vale só para maquiagem, cada vez mais precisamos saber como são os processos de qualquer produto até parar nas nossas mãos. No caso da maquiagem, podemos procurar informações se a marca faz teste em animais, se usa ingredientes naturais, o quanto eles se preocupam com sustentabilidade, quais tecnologias estão desenvolvendo para a melhora dos produtos, etc.
Quando consumimos um produto contribuímos para a continuação de uma empresa, que tal apoiar a continuidade de uma empresa com os mesmos valores que o seus?

Link: Lista de marcas que não testam animais, super útil!

Essas são os principais pontos que foco quando o assunto é maquiagem. Acho que não preciso nem falar que não se deve comprar um produto que você não usa, por exemplo: se você não usa corretivo, porque comprar um? “Porque toda blogueira diz que é essencial” ou “Porque está na lista dos melhores do mundo”, não preciso nem comentar né.
Espero que tenham gostado de mais um papo sobre consumo consciente ;)
Beijos,

assinatura 2016

Veja outros posts!

  • Laíza Queiroz
    20 de junho de 2016 at 10:50

    Oi Bru!
    Nem preciso dizer o quanto AMEI esse post. Falou em maquiagem EU XONO!
    Super legal a ideia de compartilhar as marcas que não usam animais para testes, eu sou totalmente contra a crueldade com qualquer ser vivo. E outra, sou do tipo patriota quando o assunto são marcas nacionais. Como maquiadora muita gente me pedi dicas de marcas internacionais pra comprar, porém eu sempre indico primeiro as nacionais, acredito que a industria de beleza brasileira avançou e muito na última década. Que tem inovado em conceito e qualidade dos produtos, sou fã assumida da Vult.
    Sobre o consumo estou tentando me corrigir, fica mais difícil quando é parte do seu material de trabalho. Mas isso não é desculpa para sair comprando por impulso! Por isso, tenho investido só o necessário. Sobre a misturinha de cores dos batons, crio diversos vermelhos para minhas clientes. Elas amam!
    Beijos!